Sabe aquelas manchas supostamente improváveis de tirar que surgem nas roupas claras, no colarinho da camisa, na roupa das crianças? Nós temos dicas e artimanhas para derrubar essa imundície desagradável nos seus tecidos.
Você planejou sua roupa branca para sair, contudo não tinha na cabeça que no momento em que pediu o vinho tinto seria capaz de derramá-lo sobre si mesmo. Se você derramar algo na sua roupa no tempo em que encontrar-se fora, não fique desesperado. Sua noite não estará destruída sempre que você possuir uma Coca-Cola por perto.
Usado diretamente da garrafa, o refrigerante é um ótimo eliminador de manchas. Ministre-o com um tecido limpo e úmido no local atingido.
Se você estiver próximo de uma lavadora de roupas – por exemplo, em um encontro amoroso no lar – você é capaz de gerar um removedor de manchas simples, entretanto intenso, combinando suco de limão com creme de tártaro. Lave-o simplesmente, e aquelas marcas que você imaginou estar lá para sempre irão sumir.
Manchas de sangue
Caso você tenha se cortado, a última coisa em que você está considerando é evitar manchar sua roupa – você está concentrado em fazer uma bandagem. Se lesionar já é ruim o suficiente, você não deveria passar horas buscando tirar a marca de sangue de sua camiseta – e agora você não precisa. Basta utilizar um truque rápido e simples.
Para remover manchas de sangue das roupas, utilize três por cento de peróxido de hidrogênio – o tipo que você encontra no setor de primeiros socorros da farmácia. Mergulhe a mancha com o peróxido, use sua unha ou a lâmina de uma faca de manteiga para auxiliar a dar uma amolecida e rapar o sangue, imediatamente banhe com mais peróxido de hidrogênio. Em grande parte das situações, você terá melhores possibilidades de retirar manchas – particularmente manchas de sangue – caso você trate de tirá-las logo em seguida de acontecerem, antes que as manchas possuam a chance de ficarem secas.
Outro método para eliminar o sangue da roupa é umedecer a área manchada do tecido com água, polvilhe-o com um simples sal de mesa antigo, friccione uma parte das manchas contra a outra com finalidade de trabalhar o sal. Posteriormente, enxágue a roupa do modo que você costuma fazer.
Manchas de colarinho
Você não tem necessidade de um eliminador de manchas específico ou pré-tratamento de roupa para higienizar a mancha encardida ao redor do colarinho. Mesmo que seja em camisas de serviço ou nas de domingo, a mancha em volta do colarinho pode ser facilmente vencida com uma aplicação de alguma coisa que você está muito habituado a ter no lar – shampoo. Passe apenas uma quantia mínima de shampoo – qualquer um, até o de valor menor – no colarinho, esfregar e lavar bastante. Logo depois, lave como de costume.
Manchas de batom
Para remover o batom de tecidos escurecidos, ajeite um pedaço de pão branco e remova a casca. Você é capaz de usar o miolo do pão e esfregá-lo brandamente sobre a mancha até que elimine todo o batom. Higienize as migalhas que restarem com uma escova limpa de cerda.
Mancha gordurosa
Se na sua residência a roupa tende a ser usada como um guardanapo, você tem seu trabalho dobrado no dia da lavanderia. Com frango frito como prato preferido, você possivelmente sabe o quanto as manchas de gordura parecem impossíveis de desaparecer. Elas não unicamente se recusam a ir embora, mas também parecem jamais se desvencilhar do tecido.
Experimente esse truque: pulverize a região com maisena. Deixe que ele sorva a oleosidade por determinados minutos e, após isso, remova-o. A mancha vai sair, e você será capaz de tentar induzir todos a usarem guardanapos em vez das próprias roupas.
Manchas oleosas
Se você possui manchas na sua fronha, não se preocupe. Almofadas de modo geral ficam manchadas pelas transpirações e óleos naturais de nossos corpos. Às vezes, unicamente jogá-los na máquina de lavar não vai higienizá-los.
Manchas oleosas em fronhas podem ser removidas com shampoo comum (tal como o óleo nos seus cabelos). É fácil. Ministre apenas algumas gotas nas áreas marcadas, esfregá-las, molhar bem e banhar as fronhas, como de costume.
Manchas de tintura
Se você já foi ingênuo o suficiente para pôr uma caneta esferográfica nos seus bolsos, você provavelmente compreendeu que não existe nada protegido sobre a tinta espalhando por toda sua roupa. Jamais renuncie desses jeans ainda – eles são capazes de não estar irreparáveis.
Se você manchar suas vestimentas com tinta, busque encharcar a parte manchada com álcool e esfregando-a com um pedaço de pano limpo e branco. Outro remédio antigo para eliminar marcas de tinta de roupas e outras malhas é molhar uma bucha com leite e friccionar na mancha até desaparecer.
Vinho Tinto
Você pode adorar o seu copo de vinho tinto, contudo não, dado que você o derrame nas suas roupas! Busque imergir a área manchada na água e, logo após, fazer uma bolsa no tecido onde está a mancha do vinho. Imediatamente, despeje creme de tártaro na área coberta. Amarre as pontas da bolsa e deixe a roupa encharcar. Logo depois, mergulhe dentro e fora da água quente e assim enxágue como de costume.
Se a mancha de vinho tinto achar-se fresca, remova-a instantaneamente com o bicarbonato de sódio. Logo em seguida, o mais breve possível, estire o tecido manchado em uma tigela ou chaleira grande, amarre o tecido e entorne água fervente através da mancha.
De maneira igual, você é capaz de utilizar sal para esse intento, pulverizando-o por cima da mancha instantaneamente e deixando-o absorvê-la. Em seguida, remova a área manchada com água fria e enxágue a roupa como de hábito.